Gruppi Vides Ultime notizie Vita associativa

Relazione attività Brasile Recife

Written by patrizia

Riceviamo da Brasile Recife la relazione delle attività del gruppo VIDES di questi ultimi mesi: il campo di formazione di giugno e gli incontri di formazione con i giovani di Gravatà nel Pernambuco. Attività incentrate nel far conoscere le tematiche dei diritti umani e la comprensione del volontariato VIDES.

INSPETORIA MARIA AUXILIADORA

NORDESTE – BRASIL

RELATÓRIO DO  GRUPO  VIDES  DE RECIFE – BRE

O Grupo VIDES de Recife –BRE, se reúne periodicamente na Casa Inspetorial com a presença da Delegada Irmã Maria de Fátima Cunha.

CAMPO DE FORMAÇÃO – FORTALEZA/CE

Nos dias 31 de maio a 02 de junho, realizamos um Campo de Formação na cidade de Fortaleza-Ceará, no Centro Juvenil D. Bosco, obra social da Inspetoria, contamos com a participação de 09 (Nove) jovens e colaboração de várias irmãs e membros do Vides para assessorias. Iniciamos com algumas dinâmicas de grupo animadas por irmã Elizangela Araújo, psicóloga, residente nesta comunidade. Facilitou bastante a integração. Em seguida, irmã Fátima Cunha, delegada do VIDES da Inspetoria, ajudou o grupo a rezar, refletindo o texto do Bom Samaritano(Lc 10, 29-37), ligando com o trabalho de voluntariado, na gratuidade. Os  temas trabalhados neste Campo de Formação foram os seguintes: VIDES, o que é? (Assessorado por Mirella Gomes do Recife e Irmã Fátima Cunha, delegada). Tráfico de pessoas, (assessorado por Fátima Evangelista), Direitos humanos (assessorado por Marina Vieira, de Fortaleza).A diretora da Instituição colocou a realidade das crianças que frequentam a Instituição de uma forma bem realista. Uma pobreza extrema. No segundo dia tivemos uma tarde de recreação com as mesmas. Constatamos ainda mais forte a questão da vulnerabilidade das crianças, no dia seguinte, visitando os barracos, onde se alojam as famílias, muita miséria! Após esta experiência, o grupo retornou e teve a oportunidade de fazer a partilha das visitas ás família com muito pesar dizendo o que viu e ouviu. Foi positiva a participação da nossa irmã Liv Peralta da Inspetoria de Campo Grande-MT,

veio fazer a experiência conosco com o desejo de iniciar um grupo na sua Inspetoria. O grupo retornou pra suas casas com o desejo de colaborar mais com aquela obra social tão cheia de desafios, assumindo melhor seu voluntariado. Foi positivo também a presença do grupo Vides na missa paroquial, como divulgação da nossa proposta de servir os irmãos.

ENCONTRO DE FORMAÇÃO – GRAVATÁ/PE

No dia 10 de Setembro, realizamos na cidade de Gravatá-Pernambuco um encontro de formação para fortalecimento do grupo desta cidade e animação de outros jovens parasse integrar no grupo. Tivemos como tema pra este encontro: ”Tráfico humano, definições e desrespeito Aos Direitos humanos”, desenvolvido pela voluntária Maria de Fátima Evangelista, voluntária e secretária do VIDES, pertencente à Rede um Grito pela vida da CRB. E o segundo  tema foi desenvolvido pela Mirella Gomes, da coordenação do VIDES de Recife, que apresentou: O Voluntariado, sua história, valores e objetivos do Vides. Foram informações novas e significantes pra quem veio pela primeira vez, e para quem tem pouco tempo de caminhada.

About the author

patrizia