Vita associativa

Brasile – Primo Campo Nazionale VIDES

Written by francesca

Dal 10 al 15 gennaio 2017, 35 volontari di 8 diverse Ispettorie Brasiliane delle Figlie di Maria Ausiliatrice si sono riuniti a Guaratinguetá per il Primo Campo Nazionale del VIDES dal tema “Ama il Prossimo tuo come te stesso”.

Di seguito la relazione dell’incontro:

“Nos dias 10 a 15 de Janeiro de 2017, 35 voluntários representando 8 inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) do Brasil estiveram reunidos na cidade de Guaratinguetá/SP para o 1º Campo Nacional VIDES, cujo o tema foi:“Ama teu próximo como a ti mesmo” (Mt 22:39).
Foram tratados assuntos referentes ao VIDES no Brasil e no ambito internacional, tendo como palestrante nos momentos formativos a Irmã Leonor Salazar (Delegada VIDES Internacional). Foram abordados o histórico do VIDES e do voluntariado no mundo, o que é ser voluntário e as práticas do voluntariado VIDES atualmente. Também foram apresentados os documentos que explicam a estrutura internacional e nacional da organização, sua atuação junto à Organização das Nações Unidas (ONU), a declaração final do último Congresso Internacional realizado em Julho de 2016 e o plano de ação para as atividades nos próximos anos (2016-2020).
Além dos momentos formativos, tivemos ricas experiências de espiritualidade com orações, missas e visitas aos Santuários de Nossa Senhora Aparecida e Frei Galvão, ao Colégio do Carmo (primeira casa das FMA no Brasil) e a visita de prática voluntária na Fazenda da Esperança, que abriga crianças em situação de risco, homens e mulheres em recuperação da dependência química e pessoas portadoras do vírus HIV.
O final do encontro foi marcado pela definição dos caminhos a serem percorridos para criar a estrutura de um VIDES Brasil, figura de representação nacional de todos os grupos VIDES em território brasileiro, além de uma grande festa, onde os grupos puderam mostrar um pouco da sua cultura local, dançar, cantar e se divertir!”

 

About the author

francesca